0

Mostra tem shows, rodas de conversa e teatro

A Ocupação Cartola se desdobra em uma publicação impressa – com poemas inéditos do artista – e no site itaucultural.org.br/ocupacao, onde o público encontra textos e entrevistas em vídeo com parentes, amigos e parceiros do homenageado. Esta Ocupação também inaugura a parceria entre o Itaú Cultural e o Spotify. No perfil do instituto na plataforma (https://play.spotify.com/user/itaucultural ), é possível ouvir uma playlist com músicas importantes da trajetória do artista.

Foi organizada, ainda, uma série de apresentações relacionadas a Cartola, que acompanham a Ocupação, do dia de sua abertura até o fim de setembro. No primeiro fim de semana, dias 17 e 18, o grupo Inimigos do Batente se apresenta, no sábado ao meio dia no Piso Paulista, e às 20h na Sala Itaú Cultural, onde volta a fazer show no domingo às 17h. Na programação Fim de Semana em Família, nestes mesmos dois dias, é realizada a oficina Vamos todos sambar com Histórias de Brincar comandada pelo grupo Histórias de Brincar – esta atividade para as crianças e seus acompanhantes, acontece na Sala Multiúso, às 14h e às 16h.

Ainda no dia 18 de setembro, domingo às 19h, o Itaú Cultural organiza no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, do qual é gestor, uma Roda de Samba em homenagem a Cartola comandada por Fabiana Cozza. Na quinta-feira, 22 de setembro, às 20h, a obra do artista é lembrada em um espetáculo apresentado por Luan Charles e pelo grupo Duas, composto de Ana Paula Marcelino e Vaisy Alencar, integrantes da Escola do Auditório Ibirapuera, com apresentação na Sala Itaú Cultural.

No dia seguinte, sexta-feira, 23, às 20h, Nelson Sargento lança seu novo disco Nelson Sargento 90. No sábado, 24, quem se apresenta é Áurea Martins, também na Sala Itaú Cultural. Fechando a programação, no dia 25, domingo, às 19h, a apresentação é de Clarianas.

O Núcleo Educativo, promove Rodas de Conversa e Composição em que os educadores do Itaú Cultural convidam o público a participar de um bate papo sobre o processo de criação de algumas composições de Cartola e suas parcerias. Estas rodas acontecem todos os sábados e domingos de 17 de setembro a 123 de novembro, incluindo o feriado do Dia das Crianças, em 12 de outubro, e de Finados, dia 2 de novembro. Sempre das 16h às 17h. Especialmente em 24 e 25 de setembro, 15 e 16 de outubro, 2, 5 e 6 de novembro, as conversas são acompanhadas por uma interprete tradutora de libras para português.

Ainda no espírito do centenário do samba e da vida de Cartola, o Banco Itaú apresenta o Musical Cartola – O Mundo é um Moinho, com estreia no dia 11 de setembro no Teatro Sergio Cardoso, com texto de Artur Xexéo, Direção Roberto Lage e idealização de Jô Santana. No elenco, Flávio Bauraqui, Virgínia Rosa, Adriana Lessa, Silvetty Montilla, entre outros.

Cartola no desfile da Mangueira. Foto: Walter Firmo, RJ

Editoria: Cultura Tags: , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.