0

Colégio Iemano participa de projeto cultural

O ABC receberá entre sexta (11) e terça-feira edição do Projeto Potência, que visa ao intercâmbio cultural entre grupos de teatro estudantil. O projeto, que surgiu em 2012, reúne sete grupos das cidades de Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema, Pará de Minas e Florestal – MG. Durante cinco dias, cerca de 170 jovens envolvidos no projeto trarão para o ABC conjunto de ações culturais, que estarão distribuídas pela região e divididas em espetáculos, bate-papos, oficinas e intervenções.

Dentre os participantes do Potência está o Colégio Iemano, de Diadema, que encenará a peça “Quem é você por detrás de todos?”, e promoverá o “Café com Gentileza – Com a Palavra, Os Atores”, no dia 14, às 9 horas.

A Trup’iê, Núcleo Semente , do Iemano, apresentará “Quem é você por detrás de todos?” na sexta-feira (11), às 15 horas, no Teatro Elis Regina, em São Bernardo. A peça conta a história das jovens

Mika e Bibi, que se encontram muitos anos após um acontecimento que marcou a vida das duas. Cada personagem da história surge de lembranças e reflexões, norteadoras para questionamentos como quem é você por detrás de todos? Quem são seus amigos quando seu mundo para? Quem?

Segundo Roberta Conde, professora de teatro e diretora da Trup’iê, o grupo é dividido em três núcleos, o Semente, o Metamorfose e o Raízes, composto por pais de alunos. “A adesão (dos alunos) foi muito grande e houve a necessidade de os mais novos participarem de iniciação teatral, daí a divisão em núcleos. A educação que acreditamos é que os mais velhos auxiliam os mais novos, com isso há integração, em que todos participam de todas as fases da produção. Inclusive, ex-alunos que participaram do grupo estão estagiando com a gente”, destacou.

O projeto de teatro do Iemano surgiu em 2011, da iniciativa da professora de artes. “A professora não tinha experiência em teatro. Então, a escola contratou um professor para a atividade, que era extracurricular. Na época não era a Trup’iê no formato de hoje. Éramos uns dez alunos. Porém, com a saída do professor ficamos em três, até que a Roberta foi contratada e teve início o grupo”, afirmou João Satelis, ex-aluno que hoje estagia como assistente de direção.

Adesão

Com o desenvolvimento do trabalho, os alunos começaram a se interessar pelo teatro. O ambiente em que são construídos os temas das peças, baseados em problemas vividos no cotidiano escolar, como o bullying, e no convívio familiar, faz com que os estudantes se sintam estimulados a participar do projeto. “O legal é que às vezes temos problemas que resolvemos aqui, durante o teatro. Até mesmo brigas entre a gente”, destacou Priscila Sousa Silva, 12. “Somos uma família aqui”, completou Pietra Nascimento Souza Silva, 12.

O gosto pelo teatro “viralizou” entre os pais. Segundo Roberta, algumas mães acompanhavam os alunos durante as apresentações, o que acabou despertando a vontade de participar da iniciativa e levando ao nascimento do Raízes. “No começo mais pais participavam. Porém, a correria do dia a dia fez com que alguns desistissem e acabamos montando peças em que atuam pais e filhos. É emocionante ver o resultado. A interação é maravilhosa”, destacou Roberta.

Para Giovanni de Aguiar, 16, o teatro ajudou no relacionamento familiar. “Trabalhar junto com nossas mães ajudou a nos colocarmos no lugar delas e ela no nosso. Elas passaram a entender como nos sentimos também”, destacou. A afirmação é corroborada por Priscila. “Antes não conversávamos. Agora, quando chegamos em casa temos o que conversar. Antes eu ficava no celular. Agora, conversamos sobre a peça e outros assuntos.”

Serviço – Projeto Potência, de 11 a 15 deste mês. A programação completa está disponível no site www.projetopotencia.org. O Colégio Iemano fica na rua Manoel da Nóbrega, 521 – Centro, Diadema. Informações pelo telefone 4056-2224.

Editoria: Cidade Tags: , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.