0

Diadema realiza 1º Festival de Cultura Japonesa

Neste sábado (23), a partir das 10h, acontece o 1º Festival de Cultura Japonesa de Diadema, no Parque Takebe, na Rua Yokohama, 118, no Jardim Takebe. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, o evento tem como objetivo homenagear a colônia japonesa, que existe na cidade, e celebrar o começo da Primavera, além de oferecer mais uma atividade de recreação destinada a reunir a família em espaços públicos.
O ponto alto do festival será o plantio de mudas de Cerejeiras. “A vontade de plantar as cerejeiras, símbolo da cultura japonesa, já era antiga e faz muito sentido em nossa cidade, onde o desenvolvimento social, econômico e cultural deve muito a esse povo. A intenção é que o evento entre para o calendário das comemorações oficiais da cidade”, relata Tatiana Capel.
Cultura
No evento, os munícipes poderão vivenciar e conhecer a cultura japonesa e suas expressões na dança, no judô, no taiso e até no karatê, com uma demonstração da diademense e tri-campeã paulista, Laura Belchior (15 anos), e seu treinador, o mestre Dielson, que também é técnico da campeã Isabelle Carriel.
Além das atividades físicas, o Festival terá oficinas de origamis e mini ikebana, a arte de montar arranjos de flores. Ainda fará parte do evento uma exposição de orquídeas da Associação Sr. Joaquim.
O Festival conta com feira gastronômica, realizada em parceria com a Santa Casa Diadema, a Paróquia Santo Arnaldo, Igreja Renascer em Cristo, Lar São José e o Fundo Social de Solidariedade, na qual o público terá a oportunidade de saborear o tempero e iguarias orientais. O cardápio das barracas inclui bifum, sunomo, temaki, rolinho primavera e yakissoba. O preço médio do prato será de R$ 9,00.
Para animar o evento, estarão presentes bandas. Entre elas, grupos do Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) como Taiyo Ongakutai, Nova Era Kotekitai e o Núcleo The Sun Orchestra. Ainda haverá o show do grupo Shinkyo Daiko Bunka .
Parque Takebe
Com características de jardim japonês, o Parque Takebe tem uma área de 10.231 m², que inclui um portal típico, passarelas sobre um lago, trilhas sob o bambuzal, quadra esportiva e academia ao ar livre.
Confira a programação completa do evento.
 
10h
Taiso  – palestra seguida de exercício de Radio Taiso
10h30
Grupo de Dança Totori Shan Shan Kassa Odori
11h
Karatê (Mestre Dielson)
11h30
Taiga – Grupo de Dança feminino juvenil
12h
Plantio de cerejeiras
12h
Banda Tayo Ongakutai
12h30
Taikô
13h
Núcleo The Sun Orchestra
13h30
Banda Nova Era Kotekitai
14h
Judô
Editoria: Cidade, Cultura Tags: ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.