0

Diadema conta com plataforma digital sustentável para agilizar processos

A Prefeitura de Diadema passa por novo momento em sua gestão. Trata-se de um sistema para abertura de processos, que faz parte do Programa Diadema Digital, plataforma que teve início em 2014 e que continua facilitando a vida do morador. O programa torna Diadema a primeira cidade do Estado a gerar 100% dos seus processos administrativos em eletrônicos, de acordo com o Tribunal de Contas de São Paulo.
 
Com a geração de processo por meio eletrônico, o uso do papel é eliminado e há redução de burocracia. Cada processo que dá entrada na Prefeitura ganha mais rapidez, pois o meio eletrônico permitirá um controle de seu trâmite.
 
“O lançamento dessa segunda fase não é apenas uma digitalização de processos. A Prefeitura passa, a partir de agora, a gerar e ter um controle mais eficiente de seus processos eletrônicos”, afirma o prefeito Lauro Michels.
A primeira fase teve início em julho, com a implantação de 70 serviços nas secretarias de Finanças e Assuntos Jurídicos. A segunda fase, que se estende neste mês de outubro, vai  tornar eletrônicos os processos das secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente (implantados em 2 de outubro), Transportes (dia 16 de outubro) e Vigilância Sanitária – Saúde (dia 30 de outubro). As demais secretarias serão contempladas nesta terceira fase até o dia 31 de dezembro.
Papel
O Programa Diadema Digital vai eliminar o uso do papel na abertura de processos. “O objetivo é que a partir de 2 de janeiro de 2018 não exista mais a abertura de processos físicos, ou seja, por papel”, afirma o prefeito Lauro Michels. “O papel passa a ser uma questão secundária. É respeito pelo cidadão e pelo meio ambiente”, disse o prefeito.
O novo sistema digital de abertura e controle de processos eletrônicos garante ainda impossibilidade de extravios de documentos. Ele também permitirá a agilização do trâmite dos processos administrativos da Prefeitura e transparência, além de oferecer comodidade para o solicitante, que poderá dar entrada e consultar processos via online, sem necessidade de se deslocar até a Central de Atendimento da Prefeitura. Também haverá um controle gerencial da Prefeitura em relação aos tipos de processos, o que vai permitir o acompanhamento e planejamento de ações relativas a cada secretaria que for solicitada no processo.
Para a implementação do Programa, Diadema investiu R$ 2,055 milhões, por meio do PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos), do BNDES – Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social – destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, com o objetivo de modernizar a administração tributária e qualificar o gasto público nos municípios.
Para Roberto Hart, presidente da Image (empresa de tecnologia que desenvolveu a plataforma do Programa Diadema Digital) o projeto de Diadema já nasceu com o objetivo de evitar o deslocamento do solicitante até a Central de Atendimento. “O importante é que o solicitante acompanhará todo o processo. A cada etapa, ele receberá uma comunicação de seu trâmite”, afirma Hart.
Digitalização dos serviços
O processo eletrônico dos serviços prestados pela Prefeitura teve início em 2014, com a implantação do Via Rápida Empresa (realização dos serviços de pesquisa de viabilidade, registro empresarial, inscrições municipais e licenciamento de atividades em um único atendimento). Na sequência, foi implantada a automatização da Inscrição Municipal de Pessoa Jurídica (abril de 2015), inscrições, comunicado e justificativa de afastamento – Shopping Popular (julho de 2016), Tô Ligado Diadema – 100 tipos de serviços disponíveis em aplicativos (julho de 2016), consulta e parcelamento de dívidas via internet – REFIS (julho de 2017) e Inscrição Municipal de Pessoa Física (outubro de 2017).
Serviço
Para realizar consulta eletrônica de processos, o interessado deve acessar http://www.diadema.sp.gov.br/cidade/servicos-online e acessear o item
Abertura e Consulta de Processos Eletrônicos.
Editoria: Cidade Tags: , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2017 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.