0

Canil da Guarda Civil de Diadema comemora 10 anos

Canil da GCM de Diadema comemora 10 anos

GCM realiza apresentações com cães em escolas, entidades municipais e particulares, nas quais são abordados temas de interesse social – respeito e cooperativismo. Foto: Divulgação/PMD

Na próxima sexta-feira (11) ocorrerá o evento em comemoração aos dez anos do Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema, às 9h, na Praça da Moça. A cerimônia contará com apresentação do canil simulando abordagens, farejamentos e obediência. O intuito é celebrar os 10 anos e mostrar para a população o trabalho desenvolvido pelo canil e explicar sua importância.

O canil foi criado por meio do projeto de Lei 027/2008 e auxilia a equipe na apreensão de drogas, com os cães de faro, patrulhamento e também com a população nos projetos socioeducativos, como as apresentações em escolas, entidades municipais e particulares, nas quais são abordados temas de interesse social – respeito e cooperativismo.  Foram aproximadamente 600 apresentações nos mais diversos eventos e locais desde entidades filantrópicas, igrejas, praças, parques, shopping, para variados públicos.

“Além das atividades lúdicas promovidas nas escolas, os cães também são treinados para dar suporte à comunidade, como busca de desaparecidos em desabamentos, enchentes, entre outros desastres”, afirma o secretário de Defesa Social, Marcelo Lacerda Soffner.

Ao longo desses dez anos, o canil realizou diversas apreensões de materiais ilícitos, drogas e armamento. Diadema ainda conquistou prêmios na área da cinotecnia policial certificando os cães e seus agentes. Já foi bicampeão brasileiro de faro de entorpecentes em 2011 e 2012.

Ações na cidade

Os cães da GCM já auxiliaram em diversos salvamentos e apreensões. Em 2017, o cão Scar, da raça Pastor Belga Malions, encontrou o cadáver de um idoso, nas imediações do trevo da rodovia Imigrantes, que teve um mal súbito e estava desaparecido há três dias.

Em outra ocasião, no ano de 2016, a Polícia Militar Rodoviária solicitou a ajuda do Canil, após suspeita de caminhão conter carga ilícita. O cão Tody, localizou 500 kg de maconha, que estavam escondidas debaixo de sacos de açúcar.

O GCM 1ª Classe Julio Cesar de Oliveira foi um dos fundadores do Canil de Diadema e conta como é fazer parte dessa história. “É muito prazeroso trabalhar com os cães. Durante esses 10 anos, recebemos um retorno positivo da população. A gente cresce na parte pessoal e profissional também”, disse o GCM Julio Cesar.

Atualmente, o Canil da Guarda conta com seis cães: Athos – Pastor Alemãos; Tody – Golden Retriver; Aurus, Ares, Scar – Pastor Belga de Malions e Doki – Jack Russel terrier. Respectivamente treinados nas modalidades de guarda e proteção, faro de entorpecentes, armamento e show dog.

Durante o evento haverá também apresentações das Guardas Civis de São Paulo, São Caetano e Guarujá. Além disso, haverá  cerimônia para oficializar a passagem de comando  para Marcio Cordeiro Couto e o subcomandante Adailton Bispo dos Santos, que estarão à frente do comando da GCM.

Editoria: Cidade Tags: , , , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 9033 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.