0

Orlando Morando entrega primeiro corredor exclusivo de ônibus do município

Prefeito Orlando Morando inaugura primeiro corredor exclusivo de ônibus de São Bernardo

Morando e autoridades utilizaram ônibus que circula no corredor exclusivo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

O primeiro corredor exclusivo para o transporte coletivo de São Bernardo, instalado na Avenida João Firmino, no bairro Assunção, iniciou oficialmente a operação nesta quinta-feira (7),  dando início a um novo modelo de Mobilidade Urbana no município. Com 2,6 quilômetros de extensão, o viário conta com canteiro central para embarque e desembarque à esquerda, ciclovia, novos abrigos para passageiros, sinalização e acessibilidade, beneficiando diariamente cerca de 33 mil passageiros dos bairros dos Casa, Assunção, Alves Dias, Alvarenga e área central.

O formato implementado prioriza a utilização do transporte público, em detrimento ao transporte individual, com objetivo de oferecer maior fluidez no trânsito, reduzindo o tempo de viagem dos coletivos e garantindo qualidade de vida aos usuários do sistema municipal. Em conjunto com os demais corredores atualmente em obras na cidade, a meta é dar maior eficiência à rede, por meio da implementação de subsistemas tronco-alimentados. A estimativa é que durante a operação inicial o tempo do trajeto dos coletivos seja otimizado em cinco minutos, sendo que após o período de adaptação do novo modelo, a redução deverá ser ampliada para dez minutos.

“Esta é mais uma obra que encontramos paralisada no município e que, com planejamento, conseguimos destravar, acabando com os transtornos causados a quem depende e merece um transporte coletivo de qualidade. A priorização do transporte coletivo é um modelo que queremos valorizar ainda mais nesta gestão. Somente em 2018 teremos cerca de 40 quilômetros de corredores na cidade, incluindo os trechos do Alvarenga e da Avenida Senador Vergueiro”, explicou o prefeito Orlando Morando (PSDB), durante entrega da faixa exclusiva.

Ao todo, foram investidos R$ 11,9 milhões no conjunto de obras, que inclui a instalação de 12 paradas, sendo duas por sentido: Josefina Secol, Elis Regina, Cristiano Angeli, Álvaro Guimarães, KasatoMaru e PS Central. Serão 49 veículos destacados para a nova operação, realizando cerca de 600 viagens diárias. A operação inicial do corredor será executada por meio de cinco linhas, que já percorrem toda extensão do corredor (05 – Jardim Laura/Paço, 5B – Parque dos Químicos, 07 – Cooperativa/Paço (que terá o itinerário alterado para percorrer o corredor nos dois sentidos), 9B – Circular São Pedro/Santo Inácio e 11 – Orquídeas/Paço) e que têm frota de veículos padrão e articulados (BRT), com possibilidades de portas do lado esquerdo.

Outras oito linhas que percorrem parcialmente a Avenida João Firmino não serão atendidas pelo corredor, mantendo as paradas na faixa à direita: 7A – Mizuho/Paço, 7N – Circular Jardim Nazareth/Rodoviária, 10 – Vila Ferreira/Paço, 17 – São Pedro/Três Marias via São Jorge, 36 – Paço/Jordanópolis via Vila Euro, 43 – Detroit/Pauliceia via Rudge Ramos, 156 – Diadema/São Bernardo, 255 – Terminal São Bernardo/Jardim Padre Anchieta.

Operação assistida

A operação do corredor teve início, em caráter de teste, no dia 30 de maio, com acompanhamento de fiscais e agentes da Empresa de Transportes Coletivos (ETC) e da concessionária do transporte municipal, SBC Trans, que realizam trabalho de orientação aos usuários. A atividade assistida se estenderá por 90 dias, para aprimoramento dos serviços. Após período de adaptação, a administração deverá iniciar o trabalho de fiscalização e penalização de motoristas que não respeitarem o uso exclusivo da faixa destinada aos ônibus. A medida será devidamente divulgada e sinalizada ao longo do corredor.

“Inauguramos hoje o corredor, mas seguiremos atentos, nas próximas semanas, às melhorias e ajustes que poderão ser implementados para garantir melhores condições de viagem aos usuários”, completou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador. A cerimônia de inauguração também teve presença do presidente da ETC, Ademir Silvestre, e da diretora da SBC Trans, Milena Braga, demais autoridades do município e vereadores.

Editoria: Regional Tags: , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 7667 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.