0

Programa Saúde na Escola promove ações em escolas de Diadema

Verificação da situação vacinal, prevenção da obesidade, avaliação de saúde bucal, prevenção ao uso de drogas, realização de atividades físicas, promoção da cultura de paz,são algumas ações que o Programa Saúde na Escola (PSE) realiza em Diadema.

Resultado de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, o PSE desenvolve atividades com o objetivo de promover saúde articulada, visando o cuidado e a educação integral junto ao público escolar. O PSE foi fundamental para que o município atingisse a meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, na Campanha de Vacinação Poliomielite e Sarampo.

O Programa Saúde na Escola atendeu, em 2017/2018, 74 escolas, entre municipais e conveniadas. Foram realizadas, neste período, aproximadamente 2 mil atividades coletivas, com 73 mil participantes e cerca de 8 mil avaliações.

“A Saúde parte de um princípio básico que é a educação. Quando as pessoas têm conhecimento sobre os temas que são importantes, elas se cuidam melhor. Este programa tem o objetivo de cuidar e ensinar nossos alunos e os pais para que possamos construir uma saúde cada vez melhor”, ressaltou o secretário de Educação, Cacá Vianna, durante a apresentação das ações realizadas, nesta quarta-feira, 07/11, no Quarteirão da Saúde, que reuniu cerca de 120 participantes entre diretores de UBSs, de escolas, e profissionais de Saúde e Educação.

“Esta é uma interface com a Educação nos proporciona resultados positivos. Diadema é o município com o menor índice de cáries até os cinco anos de idade, por exemplo”, contou o secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori.

Além da apresentação das atividades realizadas, a equipe apontou as propostas para o programa no próximo ano como incentivar, promover ações de alimentação saudável econsolidar a relação entre as secretarias.

“Precisamos dessa parceria entre as secretarias de Saúde e Educação para termos equipes que trabalham em conjunto. Dessa maneira, beneficiamos não somente as crianças, mas também as famílias”, disse a diretora da EMEB Henrique de Souza Filho, Izabel Cristina Catilho.

O evento contou, ainda, com uma apresentação musical dos alunos da EMEB Dr. Átila Ferreira Vaz.

Editoria: Cidade Tags: , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 8909 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.