0

Santo André amplia atendimento à população em vulnerabilidade social

Santo André amplia atendimento à população em vulnerabilidade social

Centro de Referência Especializado de Assistência Social II entregue nesta segunda-feira beneficiará pessoas em situação de violência ou de ameaça. Foto: Helber Aggio/PSA

O atendimento a pessoas em vulnerabilidade social em Santo André ganhou reforço nesta segunda-feira (22), com a inauguração da segunda unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). No local são articulados os atendimentos de equipamentos e instituições sociais voltados a pessoas em situação de violência, ameaça e abandono.

“A maioria da população desconhece o serviço realizado pelo Creas, que busca atender pessoas em situação de violência ou de ameaça. É um serviço que muitas vezes não aparece para a comunidade como um todo, mas, por exemplo, os acolhimentos institucionais, a abordagem em situação de rua e abordagem das crianças em situação de abandono estão ligados ao Creas”, destacou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

Localizado na rua Senador Fláquer, no centro da cidade, o Creas II funciona no mesmo espaço onde fica o Cras Centro, que foi reinaugurado nesta segunda-feira, após passar por reforma e receber nova identidade visual.

O Creas oferece trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de seus direitos. Já o Cras é a porta de entrada para os serviços da rede socioassistencial e dá acesso a programas de transferência de renda, tendo como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social nos territórios por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da ampliação e garantia do acesso aos direitos de cidadania.

“Geralmente quando falamos de políticas públicas nos referimos a segurança, educação e saúde. Porém, um equipamento como esse recupera aquilo que de mais importante tem na nossa sociedade, que são as famílias”, afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Editoria: Regional Tags: , , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.