0

Auricchio participa de projeto pelo desenvolvimento sustentável em São Paulo

Frente Nacional de Prefeitos, José Auricchio Junior, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia, são caetano

José Auricchio: “desafio é mitigar as desigualdades”. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

O chefe do Executivo de São Caetano e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Auricchio Júnior (PSDB), participou do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Fundação Abrinq e financiado pela União Europeia. Em seminário realizado nesta segunda-feira (29), em São Paulo, dirigentes de entidades governamentais e privadas debateram a ampliação da participação da sociedade civil na implementação dos ODSs e da Agenda 2030 no Brasil, com foco na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial.

O chefe do Executivo são-caetanense traçou a importância dos ODSs dentro de um contexto histórico. “Ao longo dos séculos, a nossa sociedade migrou das áreas rurais para os centros urbanos. Hoje, enfrenta as dificuldades das metrópoles. Um dos principais desafios é a implementação de políticas públicas para mitigar as desigualdades. Para isso, os objetivos são fundamentais”, afirmou, ao destacar o emprego como “situação sine qua non (essencial) à dignidade humana”.
Auricchio participou de uma das três mesas do seminário, que também teve a participação da administradora-executiva da Abrinq, Heloísa Oliveira; do diretor-executivo da Agenda Pública, Sérgio Andrade; da representante da União Europeia no Brasil, Denise Verdade; e de Gilson Dantas, prefeito de Carnaúba dos Dantas (RN) e represen­tante da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O prefeito de São Caetano também alertou que o planejamento de ações em longo prazo só será efetivo com a revisão do Pacto Federativo, descentralizando o poder para estados e municípios decidirem seus próprios gastos – o governo federal sinaliza que elaborará Proposta de Emenda à Cons­tituição (PEC) sobre o tema até o fim deste ano.

O Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS tem o objetivo de contribuir para a efetiva implementação dos Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentável e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil – o projeto tem duração até outubro de 2021.

Editoria: Regional Tags: , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.