0

Linha 18 norteará primeiras ações da Frente Parlamentar do ABC, lançada no Consórcio

Linha 18 norteará primeiras ações da Frente Parlamentar do ABC, lançada no Consórcio

Linha 18 norteará primeiras ações da Frente Parlamentar do ABC, lançada no Consórcio
Frente lançada ontem é composta dos seis deputados estaduais com base no ABC. Foto: Divulgação/Consórcio ABC

As discussões sobre o mo­dal a ser adotado na Li­nha 18-Bronze, que liga­rá a Capital a São Bernardo, devem nortear as primeiras ações – e gerar os primeiros focos de divergência – da Fren­te Parlamentar de Apoio ao ABC, lançada ontem (17) em evento realizado no Consórcio Intermunicipal.

O coordenador da frente, deputado estadual Thiago Auricchio (PR), revelou que pretende realizar “o mais rápido possível” um encontro técnico com o objetivo de tratar do assunto. A urgência se deve ao fato de que o governador João Doria (PSDB) prometeu anunciar até o final deste mês o modal escolhido para a linha, que ligará a estação Taman­duateí do Metrô a São Ber­nar­do, passando por Santo André e São Caetano.

“Vamos marcar, o mais rápido possível e antes da decisão do governador, um encontro téc­­nico para discutir a Linha 18”, disse Thiago Auricchio, após o evento que lotou o auditório do Consórcio Intermunicipal.

A frente é formada por 36 deputados estaduais, entre os quais os seis com base eleitoral no ABC: Luiz Fernando (PT), Teonílio Barba (PT), Paulo Nishikawa (PSL), Carla Morando (PSDB), Márcio da Farmácia (Po­de­mos) e Thiago Auricchio. Porém, só os petistas, além do coordenador da frente, compareceram ao evento de ontem.

Também participaram do lançamento os prefeitos de Santo André, Paulo Serra (PSDB); São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB); e de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), além do prefeito interino de Diadema, Pretinho do Água Santa (DEM). Compareceram ainda o deputado fede­ral Alex Manente (Cidadania); o secretário-exe­cutivo es­ta­dual de Habitação, Fer­nan­do Marangoni, e quase 50 vereadores.

Durante o evento, os participantes receberam o regimento interno da Frente, que contém 26 objetivos a serem conquistados pelos parlamentares. A lista inclui a continuidade da descentralização da Farmácia de Alto Custo do Hospital Estadual Mario Covas, a construção do pis­cinão Jaboticabal e a urbani­zação completa da avenida dos Estados, entre outras demandas.

Porém, a implementação da Linha 18 deu a tônica dos discursos, assim como a necessidade de atuação sinérgica entre os parlamentares que deixe de lado questões partidárias.

O que variou nas declarações foi a defesa – mais ou menos enfática – do monotri­lho, que o governo do Estado estuda trocar na Linha 18 pelo BRT (sistema de ônibus de alta velocidade, na sigla em inglês), mais barato e que exige menos recursos para desapropriações.

“Estamos em vias de perder a Linha 18, que está licitada e contratada, porque o Doria quer trazer uma linha de ônibus. Esse modal é o mais barato, mas não é o que a região precisa. O ABC quer metrô”, argumentou Luiz Fernando.

O petista e seu correligio­nário entendem que, dificilmente, haverá consenso entre os parlamentares da fren­te no que se refere ao modal mais adequado para a Linha 18, por conta do apoio de Carla Morando ao governo. A deputada é líder da bancada do PSDB – partido de Doria – na Assembleia Legislativa.

“O que defendo é o transporte público de alta capacidade que consiga levar nossa gente à rede que serve à Capital no menor tempo possível. Se será metrô, VLT (composição ferro­viária com trilhos de superfície que precisa de energia) ou BRT, os estudos é que vão determinar”, argumentou Paulo Serra, que também preside o Consórcio Intermunicipal. “Tenho certeza de que o governador terá sensibilidade para trazer uma revo­lução verdadeira ao ABC.”

Alex Manente defendeu a necessidade de sinergia entre os agentes políticos. “É preciso estar unido de for­ma suprapartidária, porque quem olha partido não conse­gue pensar o ABC do futuro. Só conseguiremos superar divergências se focarmos nas convergências que nos unem.”

Editoria: Regional Tags: , , , , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.