0

Associação faz vaquinha virtual a fim de manter aulas de arte gratuitas para autistas em Diadema

Associação faz vaquinha virtual a fim de manter aulas de arte gratuitas para autistas em Diadema

Acaesp atende hoje dez alunos em sala cedida por escola de arte e co voluntários. Foto: Divulgação

A Associação Cultural Artística e Esportiva de São Paulo (Acaesp), que promove a inclusão de autistas por meio da arte em Diadema, lançou vaquinha virtual para manter o projeto “A Grande Ferramenta da Arte Frente ao Autismo”. Funcionando em sala cedida pela Studio Escola de Arte Paulista, o projeto atende hoje dez alunos sem qualquer auxílio de entes públicos e parcerias com a iniciativa privada. Segundo o presidente da entidade, Neivaldo Costa, o projeto vem sendo executado deste 2016 de forma voluntária, por falta de parcerias, apesar de o projeto ter repasse de cerca de R$ 400 mil aprovado pela Lei Rouanet.

“Já batemos em todas as portas. Entreguei o projeto “A Grande Ferramenta da Arte Frente ao Autismo” a várias empresas grandes de Diadema e São Bernardo, mas não resultou em nada. Parece que tudo está trancado para nós aqui na cidade. Funcionamos há três anos, mas todo o programa é custeado pela associação. Em princípio, nosso projeto de inclusão foi considerado inovador e que iria fazer muito bem para a cidade, mas nem convênio conseguimos”, pontuou Costa.

A Acaesp não conseguiu captar patrocínio até a data limite prevista pela Lei Rouanet, encerrada em 31 de dezembro do ano passado. Costa destacou que a entidade possui títulos de Utilidade Pública Estadual, obtido em dezembro de 2012, e Utilidade Pública Municipal desde maio de 2014 e mesmo assim a situação é crítica.

“Apesar dessa legitimação a entidade não recebe ajuda e nossos trabalhos se restringem à filantropia. Temos contato com vários deputados, mas as emendas parlamentares, se vierem, só para o ano que vem”, ressaltou.

Costa afirmou que vaquinha foi a única solução encontrada para manter o projeto. Porém, desde o lançamento, em 6 deste mês, houve apenas três doações, que somam R$ 155. “Nossa última esperança é a vaquinha virtual. O autismo não pode esperar”, afirmou.

A vaquinha virtual está disponível www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-a-grande-ferramenta-da-arte-frente-ao-autismo.

Mais informações pelo telefone (11) 4055-4191.

Editoria: Cidade Tags: , , , , , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.