0

Festival de Inverno de Paranapiacaba terá início no próximo dia 20

Festival de Inverno de Paranapiacaba terá início no próximo dia 20

Inauguração da réplica do Big Ben, que passou por restauro, será um dos destaques desta edição. Foto: Arquivo

A Prefeitura de Santo André anunciou nesta segunda-feira (1º) a data do 19º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP): dias 20, 21, 27 e 28 deste mês. Mais de 100 atrações culturais farão parte da programação. Shows, exposições e intervenções culturais vão acontecer em dez pontos diferentes da vila inglesa, destacando ainda mais a principal atração do festival: a própria Paranapiacaba.

“Neste ano, mais uma vez a programação foi pensada para atender uma mudança de lógica adotada desde o início da gestão, em 2017, que coloca a Vila como grande des­taque do festival. A criação de tantos pontos com apresentações colabora para isso, ao incentivar o público a cami­nhar de um lugar para outro e, com isso, curtir as belezas do local”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB), durante entre­vista coletiva.

Paulo Serra destacou que os artistas locais representam 42% das atrações deste ano, o que atende a outra proposta recente do festival, que é a de dar oportunidade para os profissionais da região. “Esta edição terá investimento de R$ 350 mil da prefeitura e mais R$ 230 mil da iniciativa privada, que são nossos parceiros”, afirmou.

Um dos destaques da edi­ção deste ano será a entrega oficial da torre do relógio, a famosa réplica do Big Ben de Londres, construída em 1898, que foi totalmente restaurada e passou a contar com uma iluminação especial. O relógio está parado há mais de 10 anos, e a última ação para conservação foi realizada em 2003. A inauguração ocorrerá às 18 horas do primeiro dia do Festival de Inverno.

Quem for à Vila durante o FIP vai poder conferir o Museu Castelo, que passou por reforma, além de outros locais que foram restaurados, como a Garagem das Locomotivas, a Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba e a Casa da Família Ferroviária (Casa Fox).

ESCOLA SOLIDÁRIA

Durante o festival também será entregue a Casa Escola Solidária, que funcionará no Antigo Galpão de eletroeletrônica. No local serão reali­zadas série de atividades desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com secretarias da prefeitura, como a de Cidadania e Assistência Social e de Meio Ambiente.

Entre as atrações culturais do primeiro fim de semana do evento estão, no sábado (20), o Projeto Tânia Maria 70 anos, às 15h, no Palco do Mercado, e as bandas Tarancón e Raíces de América, às 18h, no Clube União Lyra-Serrano. No domingo (21), a banda Derbaum e Fabio Kideshi, respectivamente às 15h e 17h, no palco do Mercado.

No segundo fim de semana, entre as destaques estão The Jazz Brothers, que percorrerão as principais vias da parte baixa no sábado (27), às 16h, e em seguida a banda Xaxado Novo, às 17h, no palco do Antigo Mercado.

No domingo, entre as principais atrações estão Asfixia Social, às 16h, e Ciça Monteiro, às 18h, no palco da Rua Direita. O sexteto de Filó Machado e o Mestre Lumumba se apresentarão, respectivamente, às 17h e às 19h no palco do Mercado. A Sinfônica de Santo André encerrará a programação a partir das 18h, no Lyra-Serrano

Nos quatro dias, quem for à vila ferroviária poderá conferir ainda série de oficinas, vivências, saraus, exposições e atividades de lazer, alem de diversas feiras como a de Artes e Antiguidades, de Vinil e a de produtos de Cambuci.

Editoria: Regional Tags: , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.