0

Com debate sobre democracia, 9º Congresso dos Metalúrgicos começa hoje

abc, Bellu­zzo, congresso, democracia, industria, metalurgicos, São Bernardo, sindicato

Wagnão: “Infelizmente, esse direito (democracia) está em risco em nosso país. Foto: Arquivo

Em um momento delicado para a indústria da região, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza a partir de hoje (18) até sábado o 9º Congresso da ca­tegoria. Instância máxima de decisão, o evento define – a partir das discussões nos grupos de trabalho – as diretrizes que vão nortear a atuação da entidade nos próximos anos.

A abertura ocorre às 18h30, com a mesa de debate sobre o tema “Democracia em risco”, que terá a participação do eco­no­mista Luiz Gonzaga Bellu­zzo e da presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Osasco, Ivone Silva.

Nos dois dias seguintes, os cerca de 700 delegados, divididos em grupos de trabalho, vão debater temas prioritários para a ação sindical, além de elaborar propostas que, ao fi­nal do congresso, serão apreciadas e votadas em plenário.

Segundo o presidente do sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, o tema “Democracia” foi escolhido para iniciar os debates devido ao que considera “grave momento político vivi­do hoje no Brasil”. “Demo­cracia pressupõe, antes de tudo, o di­reito de falar, a obrigação de ouvir e a necessidade absoluta de tolerar as divergências. Infelizmente, esse direito está em risco em nosso país”, afirmou.

Wagnão disse ainda que o Brasil vive momento de intole­rância em relação às pautas de mulheres, negros e mo­vimentos sociais – setores que o dirigente considera mais vulneráveis.

O secretário-geral do sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, afirmou que a mesa de abertura é o momento em que os participantes podem ter acesso à visão representes da sociedade civil, para além da categoria, a respeito de assuntos que vão permear as discussões seguintes.

“Este congresso não ocorre em tempos de normalidade. Ao contrário, passamos por um momento difícil e complexo, com sérios impactos para os trabalhadores e a sociedade”, disse Aroaldo. (Reportagem Local)

Editoria: Economia Tags: , , , , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.