0

Agosto Dourado em Diadema ressalta a importância da família para aleitamento materno

Nesta quinta-feira, 1º de agosto, Diadema dá início às atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) do Agosto Dourado, mês dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar. A cerimônia de abertura será realizada a partir das 8h, no auditório do Quarteirão da Saúde, e contará com palestras sobre a política nacional de aleitamento materno, o processo de certificação das estratégias de apoio, proteção e promoção do aleitamento e construção de rede de apoio.

 Neste ano, o tema apresentado é “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação. Hoje e para o Futuro”, que ressalta a importância dos familiares próximos, e não apenas da mãe, para que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses e complementar até os dois anos de idade. Assim, pais, parceiros, familiares, colegas de trabalho e comunidade precisam colaborar para proporcionar ambiente propício e permitir às mães amamentarem.

“Pais ou parceiros podem aprender sobre amamentação, fornecer apoio emocional, compartilhar tarefas em casa, cuidar e brincar com o bebê. Já família, vizinhos e amigos também podem transmitir experiências positivas para fortalecer a mulher que é capaz de amamentar. Os profissionais de saúde também têm papel fundamental para empoderar mães e pais, acolher as mães, respeitando sempre a individualidade e transmitindo confiança”, explica a nutricionista Cláudia Novaes.

 Para Lívia Machado Cerveira de Oliveira, pediatra da UBS Eldorado e mãe de Luísa de 10 meses, amamentar é um momento único. “Não é fácil, mas é prazeroso. Além do alimento, da parte nutricional, existe a parte afetiva. O desenvolvimento da criança é totalmente diferente daquela que se alimenta de outra forma”, afirma. A pediatra ainda ressalta a importância de contar com uma rede de apoio profissional. “Caso sinta dificuldade, procure um profissional da área da saúde. Insista, pois vale a pena”, garante.

“A equipe da UBS Reid é como se fosse da minha família. Ela faz a visita uma vez por semana, ajuda e tira minhas dúvidas. Amamentar é alimento e sentimento”, avalia Cleide Aparecida do Nascimento. Além da atenção da Unidade, a mãe de Haisla, de três meses, conta com o apoio da filha de 13 anos e do marido para oferecer o alimento mais completo. “É emocionante ver esse momento, em que ela está comendo”, finaliza o pai, Halas Pereira de Sousa.

Apoio de todos

Durante todo o mês, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) promoverão atividades para gestantes, mães e familiares. Além de decoração temática das Unidades, com confecção de mural de fotos, as Unidades terão rodas de conversa sobre mitos e verdades e vínculos entre UBS e a mãe que amamenta; atualização profissional; encontro com gestantes e puérperas; grupos de orientação; incentivo à criação de salas de amamentação em empresas com funcionárias em idade fértil; exibição de filmes; Dia da Beleza; sessões de foto; apresentações de coral e teatro e muito mais. Confira a programação completa aqui.

A SMAM é um evento realizado em 120 países. Este é o quinto ano que Diadema realiza o Agosto Dourado.

 Reconhecimento

Pelas ações desenvolvidas para incentivar a amamentação após o retorno ao trabalho, Diadema recebeu, em julho deste ano, o prêmio nacional na categoria Vigilância em Saúde, da 16ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”.  Nesta categoria, Diadema foi o único município do Estado de São Paulo a ter políticas públicas reconhecidas como exemplo. A cidade concorreu com 500 trabalhos de todo o país com o projeto vencedor “Estratégias da Vigilância à Saúde na construção da rede de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, em Diadema”.

 O estudo premiado registrou as atividades desenvolvidas, durante 2018 e 2019, para incentivo, apoio, promoção e proteção à alimentação saudável na infância, como elaboração de guia para implantação de salas de apoio à amamentação a ser usado nas inspeções sanitárias e da saúde do trabalhador, comunicação de 400 estabelecimentos referentes ao cumprimento das normas brasileiras de comercialização de alimentos para lactentes e primeira infância (NBCAL), checagem de vacinação infantil e presença de sala de coleta de leite.

Serviço:

Programação Semana Mundial de Aleitamento materno (SMAM) Diadema / V Agosto Dourado

1º de agosto, quinta-feira

Das 8h às 12h. Abertura da semana, apresentações culturais das UBSs e de vídeo, mesa de autoridades e palestras.

Local: auditório do Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.

 Das 13h às 17h. Rodas de Conversa (Introdução Alimentar Complementar / Manejo dos principais problemas relacionados à amamentação / Amamentação e a relação de vínculo / Aconselhamento em amamentação)

Local: Fábricas de Cultura de Diadema. Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro.

2 de agosto, sexta-feira

Das 9h às 12h. Rodas de Conversa (Introdução Alimentar Complementar / Manejo dos principais problemas relacionados à amamentação / Amamentação e a relação de vínculo / Aconselhamento em amamentação)

Local: Fábricas de Cultura de Diadema. Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro.

Das 13h30 às 17h. Exibição do filme “Tigers”, seguido de debate com representante da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN)

Local: Fábricas de Cultura de Diadema. Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro.

 Confira a programação completa no site www.diadema.sp.gov.br.

Editoria: Cidade Tags: , , , , , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.