0

Cia de Danças de Diadema realiza apresentações na cidade e celebra 24 anos de existência

Cia de Danças de Diadema realiza apresentações na cidade e celebra 24 anos de existência

Coreografia Força Fluída. Foto: Divulgação

Com apresentações na Praça da Moça e no Teatro Clara Nunes, a Companhia de Danças de Diadema fará, neste final semana  – dias 23, 24 e 25 de agosto – quatro espetáculos na cidade. Serão mostradas as coreografias “EU por detrás de MIM”, “Força Fluída” e “Nas Águas do Imaginar”, trabalhos que integram o repertório da Cia e compõem a segunda temporada de apresentações que o grupo realiza, em Diadema, semestralmente. Todos os espetáculos são gratuitos e as exibições das montagens para o público local, também são uma maneira de celebrar as mais de duas décadas de fundação do grupo de Diadema.

Na Praça da Moça o público poderá assistir “EU por detrás de MIM”, de Ana Bottosso, e nas “Nas Águas do Imaginar”, concepção coletiva dos bailarinos da Cia com Tom Carbones. No Teatro Clara Nunes, com ingressos retirados 1 hora antes das apresentações, será realizada a coreografia “Força Fluída”, do sul-coreano Jaeduk Kim, e novamente mostrado o espetáculo “Nas Águas do Imaginar”, mais voltada para o público infantil. Recentemente, a montagem foi vista por centenas de estudantes de Diadema, levada às unidades do ensino público por meio do Programa Cidade na Escola.

As três coreografias oferecem beleza e entretenimento para quem assiste, mas também provocam a reflexão. “Força Fluída” harmoniza força e delicadeza, em movimentos inspirados na cultura ancestral oriental, utilizando o recurso do viés contemporâneo. “EU por detrás de MIM” foi concebida com base em um universo existente por detrás dos espelhos, um mundo além  deste que conhecemos, para se ter a ciência da existência de outros EUS que possam coexistir com o EU comum. “Nas Águas do Imaginar” o desafio foi voltar à infância e viajar num mundo de imaginação para trazer à tona experiências lúdicas diversas.

Trajetória – Em 2019, a Companhia de Danças de Diadema completou 24 anos de existência. O grupo criado em 1995, pela coreógrafa e bailarina Ivonice Satie, de eterna memória, junto com a Prefeitura de Diadema, é fincado em dois pilares de ação: difusão das obras coreográficas e promoção da arte educação. “São 28 espetáculos realizados nesses anos todos, com coreografias concebidas por convidados nacionais e internacionais e também criações realizadas por bailarinos do próprio elenco”, afirma Ana Bottosso, bailarina e diretora da Cia de Danças.

Sobre a trajetória realizada ao longo dos 24 anos da Companhia, a diretora é enfática ao afirmar o seu reconhecimento. “A Cia de Danças de Diadema e seus integrantes têm o seu trabalho reconhecido na cidade natal em que ela foi criada, que é Diadema, como também em todo País. Ela tem uma trajetória de arte, encantamento, trocas de experiências, resistência e continuidade”, finaliza.

No outro pilar, a arte educação, o trabalho da Companhia se desenvolve por meio de oficinas de danças que acontecem em mais de 10 centros culturais de Diadema e que são promovidas pelo Município. Os bailarinos da Companhia ministram as aulas que chegam para os moradores de Diadema, de todas as idades, e de forma gratuita. “O trabalho de formação cultural é muito importante porque desperta as pessoas para as artes e para a cidadania. Nas oficinas de danças, jovens e adultos aprendem fundamentos da linguagem, trabalham movimentos, o lúdico, a autoestima, e tudo isso ajuda a disseminar a dança na cidade”, ressalta o secretário de Cultura, Eduardo Minas.

Atualmente, por meio do projeto de dança social que está inserido os bailarinos da Cia de Danças, as oficinas têm a participação de 700 pessoas/mês, que frequentam os cursos semanalmente. Com o trabalho de formação e também de difusão em dança, as ações feitas pelos integrantes da Companhia chegam para cerca de 5 mil pessoas anualmente e, ainda, resultam em outros projetos que já se tornaram tradição na cidade.

É o caso do festival  ABCDança, que promove e valoriza a dança na Região do ABC e que recebeu indicação para o Prêmio Governador de Estado Cultura de SP, Cirandança, Bailando nas Escolas, Bailando na Cidade e Bailando em Família, que visam à interação da linguagem com diferentes públicos. “O programa que a Secretaria de Cultura de Diadema desenvolve junto com a Companhia de Danças e todas as suas ações é programa de primeiro mundo. Isso acontece em países como Alemanha, França, Bélgica, e quem dera que o exemplo de Diadema fosse seguido por cidades do interior e da região e, isso, não só em dança, mas também nas outras linguagens”, destaca Ana Bottosso.

Conhecida dentro e fora do Brasil, a Cia de Danças de Diadema já levou seus espetáculos para vários estados brasileiros e fez apresentações na França, Peru, Chile e México. O grupo também conquistou diversos prêmios, entre eles, duas vezes o APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte,  Governador do Estado da Cultura de SP, Prêmio Denilto Gomes, Guia da Folha, Panorama SESI de Dança e Prêmio Aplausos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23/08, às 14h

Espetáculo : “Nas Águas do Imaginar” – de Ton Carbones e Elenco

Local: Teatro Clara Nunes – Rua Graciosa,300, Centro. Tel.: 4056-3366

Público Alvo: Infantil

Classificação: Livre

Dia 23/08, às 19h

Espetáculo: “EU por detrás de MIM” –  de Ana Bottosso

Local: Praça da Moça, Centro

Público Alvo: Todos

Classificação: Livre

 

Dia 24/08, às 20h

Espetáculo: “Força Fluída” –  de Jaeduk Kim

Local: Teatro Clara Nunes – Rua Graciosa,300, Centro. Tel.: 4056-3366

Público Alvo: Todos

Classificação: Livre

25/08, às 15h

Espetáculo: “Nas Águas do Imaginar”  – de Ton Carbones e Elenco

Local: Praça da Moça, Centro

Público Alvo: Infantil

Classificação: Livre

Editoria: Cidade Tags: , , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.