0

Em São Bernardo, UBS da Vila São Pedro inicia atendimento até as 22 horas

Morando visitou a Unidade Básica de Saúde nesta segunda-feira. foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Em São Bernardo, UBS da Vila São Pedro inicia atendimento até as 22 horas

A Prefeitura de São Bernardo deu início nesta segunda-feira (2) ao atendimento estendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Pedro (Rua da Comunidade, 100). A unidade é a primeira a ser contemplada com a ampliação do horário de funcionamento das 7h às 22h, dentro do programa Saúde na Hora, do governo federal. A medida tem como objetivo reduzir os índices de absenteísmo e ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, vacinação, entre outros.

Além da UBS São Pedro, outras 19 unidades do município terão o horário de funcionamento estendido até o final do ano. As UBSs União e Alvarenga, ambas no Grande Alvarenga, serão incorporadas ao modelo ainda este mês. Atualmente, a UBS União já atua em horário estendido – até às 21h – apresentando números reduzidos de absenteísmo em comparação com os demais endereços.

Para se habilitar ao programa do Ministério da Saúde, São Bernardo se ade­quou a série de requisitos, como manter a composição mínima das seis equipes de Saúde da Família (médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem), sem reduzir o número de equipes que já atuam no município.

“Serão oferecidos os mes­mos serviços, mas com horário de atendimento ampliado e equipe completa. Estamos começando com as unidades que apresentam o maior volume de atendimentos, por conta do grande aden­samento populacional das regiões onde estão inseridas”, destacou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Somente para a unidade Vila São Pedro, serão destacados 12 novos profissionais, sendo dois médicos generalis­tas, dois recepcionistas, dois técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, auxiliar de odontologista, cirurgião dentista, farmacêutico e auxiliar de farmácia.

“Com esta iniciativa, vamos conseguir desafogar a demanda, ampliando em 20% a 30% os atendimentos nesta UBS. É uma facilidade a mais para quem estuda e trabalha e não tem tempo hábil para comparecer no horário convencional”, destacou o secretário de Saúde, Geraldo Reple.

Entre os serviços ofertados estão consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, coleta para exames laboratoriais, planejamento familiar, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos.

Editoria: Regional Tags: , , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.