0

Cosplay e Just Dance são destaques no Festival de Cultura Japonesa de Diadema

Cosplay e Just Dance são destaques no Festival de Cultura Japonesa de Diadema

Concurso de Cosplay e Torneio de Just Dance. Foto: Marcos Luiz/PMD

Uma opção de lazer para quem quer conhecer a cultura japonesa e vivenciar as tradições trazidas por esses imigrantes é o 3º Festival de Cultura Japonesa de Diadema, que acontece neste sábado (21), a partir das 10h, no Parque Takebe. O evento, promovido pela prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente, é gratuito e contará com programação diversificada, com atrações artísticas e culturais, oficinas, exposições, feira gastronômica com comidas típicas e um Concurso de Cosplay e Torneio de Just Dance, que serão as novidades desta edição.

O Festival já se tornou popular em Diadema, que tem influência oriental em sua história. Existem muitos des­cendentes na cidade e a marca dessa cultura pode ser vista em templos e parques com caracte­rísticas japonesas.

“O festival nasceu de duas ideias: homenagear o grande número de famílias japonesas de Diadema e referenciar o Parque Takebe, um amplo jardim japonês, como espaço de contemplação da natureza oriental. Essa será a terceira edição do evento e esperamos um público maior que nos anos anterio­res, uma vez que o festival tem ganhado repercussão em outros locais”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Tatiana Capel.

Durante o festival, haverá um Concurso de Cosplay, no qual o público, principalmente fãs da cultura geek, poderá se fantasiar de personagens de games, cinema e mangá (histórias em quadrinhos tradicionais do Japão) e “disputar” o pódio. O concurso será apresentado pelo grupo Saga, que também vai comandar um Torneio de Just Dance, jogo popular entre os jovens.

MAIS ATRAÇÕES

O evento contará com diversas atrações artísticas típicas da cultura japonesa ao longo do dia, como danças tradicionais, Aikido (luta samurai) e Taikô (tambores de guerra japoneses). Também haverá exposição de orquídeas da Associação dos Orquidófilos de São Bernardo, oficina de escrita Shodô, da Bunka de São Bernardo e aulas de desenho mangá e arte origami com o SEAP (Studio Escola de Arte Paulista) e o CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) de Diadema.
O público ainda poderá participar da oficina de Kokedama – que significa “bola de musgo” em japonês (técnica para suspender arranjos de plantas) – e Bonsai (árvores em miniatura, cultivadas em pequenos recipientes).

Para quem quiser relaxar, serão oferecidas massagens gratuitas por profissionais da Florestan Fernandes. Além disso, comidas típicas poderão ser saboreadas por preços acessíveis. Entre os pratos, estão yakissoba, temaki e uramaki. O valor arrecadado com a venda desses pratos é destinado integralmente a entidades assistenciais. Para fechar a programação, haverá plantio de cerejeiras no parque, como forma de homenagear o tema deste ano – “hanami”, que significa o costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores da cerejeira.

PARQUE TAKEBE

Com características de jardim japonês, o Parque Takebe tem uma área de 10.231 m² que inclui passarelas sobre um lago e trilhas sob o bambuzal.

Serviço – 3º Festival de Cultura Japonesa. Sábado (21), das 10h às 15h. Parque Takebe, Rua Yokohama, 118 – Jardim Takebe.

Editoria: Cultura Tags: , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.