0

Morando anuncia entrega do COI para 15 de outubro

Morando anuncia entrega do COI para 15 de outubro

Morando iniciou contagem regressiva para entrega do complexo. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

O Centro de Operação Integrada (COI) de São Bernardo será entregue em 15 de outubro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), durante a última vistoria antes da inauguração e início da contagem regressiva para a entrega do espaço.

“Hoje estamos fazendo a última vistoria antes da inauguração do COI. Já conseguimos garantir na agenda do governador (João Doria/PSDB) e este equi­pamento será entregue no dia 14 de outubro. Será o primeiro COI efetivo no Estado, que terá em um mesmo espaço a Polícia Militar; o Baepe, que é um bata­lhão de forças especiais; o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), que é toda a força do Polícia Civil na área criminal de investigação; a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo; e também a De­fesa Civil”, afirmou Morando.

Segundo o prefeito, é um modelo novo de integração das forças policiais no Estado, que se consolida pela primeira vez pelo governo João Doria em parceria com sua administração. “O prédio tem 2 mil m² e contará com duas delegacias, mas dentro do complexo terá mais uma (Dise, Idoso e do Meio Ambiente). Na la­teral direi­ta haverá um ponto para pouso de aeronaves, tanto o Pelicano da Polícia Civil, quanto o Águia da Militar. Então, é um espaço completo, aprovado pelas polícias Civil e Militar.”

O EQUIPAMENTO

O Centro de Ope­ração de São Bernardo recebeu investimento de R$ 2 milhões da iniciativa privada, além de recursos municipais para reforma e adequação do prédio.

Instalada na Avenida Redenção, a sede do COI terá área total de 5.200m². No local agentes das polícias Militar e Civil poderão ter acesso, em tempo real, a 400 câmeras de monitoramento espalhadas por São Bernardo, além das 273 com a tecnologia do Detecta (sistema inteligente de monitoramento criminal).

O espaço contará, ainda, com acomodações e refeitório para atender cerca de 270 agentes do Baep, primeira tropa com padrão ‘Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar)’ de policiamento no ABC.

A partir da entrega do Centro de Operação, o controle do equipamento passa a ser das polícias Civil e Militar e o custo da manutenção do Estado. “Aqui terão um centro de monitoramento muito moder­no. Terão a integração das 400 câmeras de São Bernardo e poderão trazer informações de outras cidades. Vamos entregar o mais mo­derno equi­pamento de segurança em local estratégico, tanto para atender São Bernardo quanto o ABC. Para a cidade é um ganho na segurança pública, já que teremos 280 novos poli­ciais circulando diariamente. Lem­brando que to­dos vão atender o ABC, mas a base é aqui”, destacou Morando.

BOMBEIROS

Durante a coletiva, Morando anunciou que a cidade contará com mais um posto do Corpo de Bombeiros, ao destacar as parcerias com o Estado. “Ontem (terça) tivemos reunião para ter mais um posto dos Bombeiros. Temos duas companhias, mas pelo tama­nho da cidade estamos buscando um terceiro ponto.”

Editoria: Regional Tags: , , , , ,

Assine e receba as publicações

Compartilhe esta matéria

Matérias Relacionadas

Comente esta matéria

Enviar comentário

Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.

© 2019 Diadema Jornal. Todos os direitos reservados.
.