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Motoristas têm dificuldade com estacionamento rotativo em Diadema

Motoristas têm dificuldade com estacionamento rotativo em Diadema

Usuários podem adquirir créditos pelo aplicativo Fácil Estacionar. Foto: Anderson Amaral especial para o DR

Motoristas que utilizam o estacionamento rotativo em Diadema relatam dificuldades com o aplicativo Fácil Estacionar e se queixam da taxa cobrada nos casos em que se ultrapassa o tempo pago para utilizar a vaga. “Tenho dificuldade em utilizar o celular para pagar o estacionamento. Outro pro­ble­ma que vejo é na distância dos equipamentos (parquíme­tros). Por exemplo, estou estacionando aqui perto do poliesportivo e vou ter de andar quase até a Praça da Moça para poder pegar o tíquete e voltar. Se durante esse tempo que levo até lá passar o agente, vou receber o aviso e ter de pagar a taxa para não ser multado”, afirmou o aposentado José Amâncio, que disse ainda não possuir o Cartão de Estacionamento para Idoso.

Carolina Ferreira, que estacionou o carro no Centro para levar sua mãe realizar exames de laboratório, afirmou que por causa de cinco minutos teria de pagar a taxa de R$ 20. “Estou com o dinheiro contado. Como vou pagar a taxa? Minha mãe é idosa e não podia deixá-la so­zinha. Com isso, mesmo tendo tirado tíquete para duas horas acabei passando o tempo que paguei”, afirmou.

Andreia Silveira, que estava na fila do posto de atendimento da empresa responsável pela administração do sistema de estacionamento, a Autophone, na Rua Regente Feijó, afirmou não ter dificuldades para utilizar o Rotativo. “Hoje demorei além do que esperava para fazer exame. Por isso, passei do tempo. Vou ter de pagar a taxa. Para mim, não pesará muito. Melhor do que pagar a multa. Não tenho dificuldades para usar o sistema, mas tenho familiares que já pagaram até multa por não saber como funciona”, pontuou.

SISTEMA

O novo sistema de estacionamento rotativo de Dia­dema passou a funcionar em fevereiro deste ano. Por meio do aplicativo Fácil Estacionar, disponível para plataformas Android e iOS, os usuários podem adquirir créditos e emitir tíquete digital para estacionar.
Segundo a prefeitura, nos casos em que o motorista utiliza o Fácil Estacionar, quando o período adquirido estiver próximo do vencimento, o aplicativo envia uma mensagem avisando o término de validade, permitindo renovar por até no máximo mais 2 horas. “O aplicativo está programado para avisar o usuário 5 minutos antes do vencimento. Porém, este período poderá ser customizado pelo usuário”, informou a administração municipal.

A administração municipal esclareceu que “em caso de não renovação do período de estacionamento, antes da multa, é emitida uma Tarifa de Pós Utilização no valor de R$ 20 que deverá ser paga em até 24 horas após a notificação, no posto de atendimento. Outra opção, é fazer a regularização por meio do aplicativo Fácil Estacionar. Os valores fixados estão de acordo com a Lei 3050/2010”.

Outra opção, segundo a prefeitura, é a compra do tíquete nos pontos de venda autorizados ou com os monitores da concessionária, informando o número da placa do veículo e o período que deseja estacionar. “No caso dos idosos, o rotativo destina vagas exclusivas para estacionamento, que são isentos do pagamento desde que utilizem o cartão de estacionamento para idoso”, afirmou.

Segundo a prefeitura, o novo posto de atendimento ao usuário da empresa Autophone, está funcionando na Rua Regente Feijó, 370 no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 13h.

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